RISC, Práticas em negócios

Como ganhar com a diversidade.

2015-09-18 18:53:46

Diversidade é um tema que tem sido discutido cada vez mais nas indústrias e empresas em geral. Muitas estatísticas indicam como empresas têm se adaptado aos novos padrões e, na maior parte das vezes, podemos ver que os números mostram um progresso muito pequeno.

A diversidade de uma pessoa é definida por diferenças culturais, pessoais, além, é claro, de sua experiência profissional.

Dentro de uma empresa, a diversidade de pessoas pode trazer benefícios enormes, pois todos os assuntos poderão ser avaliados, analisados e definidos após diferentes aspectos terem sido considerados. A decisão é muito mais representativa e as possibilidades de sucesso muito maiores.

Para que as empresas sejam bem sucedidas implementando diversidade, esses programas não podem e não devem ser simplesmente impostos. A empresa deve definir áreas de trabalho onde a diversidade seja uma vantagem para ela e para as pessoas, trazer as pessoas corretas para aquela situação e medir os resultados como faz em cada atividade produtiva. Exemplos dessa diversidade podem ser observados em empresas de tecnologia e internet, com resultados obtidos muito superiores, pois as pessoas são as adequadas para aquele tipo de função. Esse procedimento garantirá que a empresa esteja se beneficiando das ações e, obviamente, o bom desempenho não irá gerar questionamentos daqueles que são, geralmente, contrários a inovações e à diversidade.

A partir do momento em que as empresas passarem a adotar um planejamento adequado de resultados, levando em conta a adequação da mão de obra, a diversidade será automática e não precisaremos mais ficar discutindo isso como algo excepcional.

Se você tem um programa de diversidade ou quer iniciá-lo, a RISC pode ajudá-lo a montar o seu modelo de negócio, identificando onde e como a diversidade fará a diferença. Contate-nos.

Ricardo Chuahy
Consultor



Voltar