RISC, Práticas em negócios

Você sabe a diferença entre os conceitos “Markup” e Margem de Contribuição?

2015-09-30 17:57:24

Durante uma das aulas do curso de finanças in company que eu estava ministrando, ensinava a classe a analisar uma Demonstração de Resultados de uma empresa, quando eu perguntei se a turma sabia a diferença entre “Markup” e Margem de Contribuição. Para a minha surpresa, alguns sabiam o que era a Margem de Contribuição, mas somente uma pessoa do total de quarenta participantes já tinha ouvido falar sobre “Markup”, mas não sabia definir exatamente o que era e nem a diferença entre os dois conceitos, muito utilizados nas empresas. Tudo bem que essa era uma classe composta por executivos de diferentes áreas de uma empresa, num curso de Finanças para não-Financeiros. No entanto, fatos similares têm ocorrido também com turmas de profissionais da área de finanças. Em função desses fatos, eu decidi escrever este pequeno texto.

O “Markup” é muito utilizado no processo de formação de preços de um produto ou serviço a ser ofertado ao mercado. Eu tenho o custo final de um produto ou um serviço e em cima desse valor, eu quero que o preço seja 30% acima desse valor. Por exemplo, se o meu custo total é de R$ 100,00, então, adicionando o “Markup” de 30%, o preço final do meu produto ou serviço, sem considerar os impostos, será de R$ 130,00.

Nesse mesmo exemplo, quando eu analiso os mesmos números do ponto de vista de uma Demonstração de Resultados, a minha margem de contribuição foi de R$ 30,00, mas o percentual foi de 23,08%. Qual a mágica nisso?

Na realidade, não existe mágica alguma, pois no caso do percentual do “Markup”, é calculado tomando-se o custo do produto como divisor da equação e, no caso da margem de contribuição, tomamos o preço líquido dos impostos, como divisor da equação, como demonstrado abaixo:


Exemplo de cálculo do “Markup”
- Preço de venda: R$ 130,00 (sem os impostos)
- Markup: R$ 30,00
- Custo do produto: R$ 100,00
(R$ 30,00/R$ 100) X 100 = 30% de “markup”

Exemplo de cálculo da Margem de Contribuição
- Vendas Líquidas: R$ 130,00
- Custo do produto: R$ 100,00
- Margem de contribuição: R$ 30,00
(R$ 30,00/R$130,00) X 100 = 23,08% de Margem de Contribuição


Como pode-se perceber, não existem diferenças nos valores, mas sim nos percentuais obtidos, em função da forma como os percentuais são calculados.

Espero ter esclarecido a diferença entre os dois conceitos, de forma simples e didática, mas se precisar de mais detalhes sobre o assunto ou de um curso de finanças para não-financeiros in company para os executivos da sua empresa, fale com um dos consultores sênior da RISC.

Tadashi Yamashita
Consultor



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