RISC, Práticas em negócios

Execução: será que é tão difícil implementar processos e soluções nos negócios?

2015-11-03 13:11:35

Todos nós sabemos que execução tem sido um ponto crucial nas empresas. Muitas vezes temos um bom plano, mas não conseguimos colocá-lo em prática adequadamente. Podemos ter a solução para um problema, mas a sua efetividade dependerá de quão bem ela seja implementada e como controlaremos a sua perenidade.

Hoje existem livros de vários autores que falam exclusivamente sobre execução, trazendo muitas técnicas para efetuarmos com sucesso, mas, mesmo assim, as empresas seguem falhando.

Não existe nenhuma mágica para uma execução surtir o efeito esperado. Na verdade, a solução é relativamente simples e requer disciplina para a implantação. Então, aqui vai uma sequência de ações que pode ajudar:

  1. Em primeiro lugar determine qual é a sua prioridade, aquele item que fará uma grande diferença quando implantado. Não se esqueça que não pode haver muitas prioridades.
  2. Defina, então, quem será o responsável por implementar essa prioridade. Deve ser uma única pessoa pois, como sabemos, quando muitos são responsáveis, ninguém acaba sendo de fato. Claro que essa pessoa deverá trabalhar com um time para implementar a ação. Cada pessoa não deverá focar em mais do que uma a três prioridades por vez. O ideal é uma prioridade.
  3. Após definir a prioridade e o responsável, defina como medir adequadamente a efetividade da implantação. Processos falham por não estarem sendo medidos corretamente.
Agora só resta a disciplina para implantar. Reuniões periódicas, curtas, bem planejadas e com objetivos claros são bastante eficientes para garantir a disciplina do processo. Como eu disse antes, o processo de execução é bem simples e não tem nenhuma mágica.

Ah, você já faz tudo isso e, mesmo assim, não tem os melhores resultados? Entre em contato com a RISC e nós o ajudaremos a dar forma ao seu processo, para que sua execução seja sempre eficaz e eficiente.

Ricardo Chuahy
Consultor



Voltar