RISC, Práticas em negócios

Redução de Custos: 4 pontos de atenção.

2015-11-11 11:03:06

Em tempos de dólar e inflação altos, volumes baixos, incertezas do mercado, macroeconomia caótica, política conturbada, dificuldade de amortização de investimentos, etc, obviamente sua empresa está com dificuldades de fechar as contas, ou pelo menos chegar ao “break even”.

Difícil é explicar à matriz, no caso das multinacionais, que os tempos dourados do “Brasil Takes Off”, conforme publicado na “The Economist” em 2009, ruíram...

Nessa dinâmica, um tema importante é trabalhar em um programa de redução de custos robusto, para mitigar os contratempos mencionados.

Mas a sua empresa sabe trabalhar efetivamente em redução de custos? Em cada detalhe? Em cada área? Possui as iniciativas certas? Tem o compromisso de todos incluindo a alta gerência?

Entendendo que temos 4 principais drives de custos (material, manufatura, logística e produto), como podemos criar projetos de redução de custos em cada um deste drivers, e alcançar o sucesso esperado? Como acompanhar estes passos? Como medir e ratificar a redução planejada? O aval da área de Finanças da empresa é crucial.

Analisando cada tema:

Material: Os fornecedores têm inciativas de redução de custos? Acompanhamos isso?

Manufatura: Há iniciativas de projetos que minimizem o tempo operacional? Análise de novos processos? Tempos?

Logística: Temos operado com os parceiros certos? Há pluralidade de transportadoras? Embalagens corretas? Fluxos de recebimento e entrega ordenados?

Produto: Engenharia possui times dedicados a alterações de produto? Unificação de componentes? Simplicidade?

É necessário foco e tempo nestas atividades. Persuasão, compromisso, acompanhamento, medição, são fundamentais para o sucesso do programa. A alta gerência precisa estar comprometida e deve ser a incentivadora do programa.

Enfim, se este tema despertou em você e na sua empresa, um caminho para os problemas de competitividade, custos menores e consequentemente lucratividade, entre em contado com a RISC Práticas de Negócios.

Nossos consultores tem a necessária experiência na condução deste tema crucial para a sobrevivência das empresas nos tempos atuais, e poderão colaborar com a sua empresa nesse desafio.

Antonio Marcos Perna Zanardo
Consultor



Voltar