RISC, Práticas em negócios

17 passos para gerenciar uma mudança organizacional

2015-11-24 12:31:37

Durante períodos difíceis de economia, pelos quais estamos passando, todas as empresas precisam fazer mudanças estruturais o mais rápido possível para adaptar a organização e os gastos e torná-los compatíveis com sua nova realidade de demanda.

Obviamente o quanto fazer é uma decisão difícil pois depende de cada negócio e das perspectivas de sua retomada. Fazer algo errado pode comprometer o futuro da empresa a curto prazo.

Depois de termos passado mais de um ano nessa situação de mercado a maior parte das empresas já implementaram as suas medidas e agora precisam garantir um bom ambiente interno, para continuar a atingir resultados e mais importante, manter seus talentos. Isso não é muito simples e aqui vão alguns conselhos que podem ajudar:

  1. Não delegue a responsabilidade desse processo. Você mesmo deve fazer e se expor. Mantenha a confiança e autoridade
  2. Mantenha uma atitude positiva. Mostre otimismo e ao mesmo tempo realismo
  3. Dê ao seu pessoal direcionamento e prioridades claras e foque em objetivos de curto prazo
  4. O que cada um deve fazer, tem que ser claro após as mudanças. Reúna-se com cada funcionário e defina suas funções
  5. O seu pessoal precisa saber que a vida será diferente daqui para frente Mostre as mudanças e explique os motivos
  6. Assegure que as resistências das pessoas às mudanças sejam claramente expostas, pois sabendo aonde estão as resistências você pode contorná-las e reduzi-las
  7. Mudanças desestabilizam os funcionários. Nessa hora motive-os. Use essa desestabilização para favorecer a produtividade. Um pouco de tensão no ar pode ser favorável
  8. Incentive a iniciativa de cada um para acelerar as melhorias
  9. Garanta um ambiente de trabalho favorável pois isso tende a melhorar o humor da organização
  10. A redução da organização mostra aonde estão os pontos fracos. Aproveite para corrigir o sistema fortalecendo-o e dependa menos de pessoas para fazer serviços que não adicionam valor
  11. Invista em treinamento, isso reconstrói a moral. As próprias pessoas da organização podem ser os instrutores. Espalhe o conhecimento.
  12. Mesmo sem poder dar recompensas financeiras a quem desempenha bem, você deve oferecer recompensas psicológicas, existem várias formas.
  13. Assegure que a comunicação seja a melhor possível. Comunicação de duas vias é muito importante para eliminar rumores
  14. Proteja sua qualidade e seu atendimento ao cliente


Esses itens não são fáceis de serem implementados. A ajuda de um profissional, muitas vezes acelera os benefícios. A RISC pode ajudá-lo nessa jornada. Consulte-nos.

Ricardo Chuahy
Consultor



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