RISC, Práticas em negócios

Um mosquito não é mais forte que um país inteiro.

2016-02-01 14:26:33

Desde às 6 da manhã de hoje, quando peguei o jornal na minha porta, estou tentando entender o que está por trás dessa afirmação tão óbvia.

O que de fato assombra a Organização Mundial da Saúde são milhares ou milhões de mosquitos disseminados pelo continente sul-americano e Caribe, fazendo com que a zica consiga em apenas um ano o que a dengue demorou vinte anos para conquistar em termos de epidemia.

Difícil dizer se essa taxa de sucesso se deve à eficiência absurda do vetor ou se é resultado da tendência do governo em minimizar os efeitos da crise em todos os níveis. A falta de transparência e assertividade têm colocado a todos nós numa situação limite. Isso me lembra aquela cena do filme Indiana Jones que o personagem de Harrison Ford está correndo daquela pedra gigantesca. Assim temos nos comportado no Brasil, agindo tardiamente, ao invés de prevenir o desastre.

A zica virou algo incontrolável e que afeta não só a saúde das pessoas e o plano de aumentar a família, mas também setores da economia como o de turismo, que recebeu um balde de água gelada. As empresas aéreas já estão aceitando cancelamentos e remarcação de viagens para as áreas afetadas e isso gera efeito em cascata. Desnecessário detalhar o que isso significa em termos de receita para as empresas, mas o fato é que algo controlável saiu fora de controle se transformando numa crise que atravessou as fronteiras do Brasil e aumentou ainda mais a desconfiança dos investidores em relação ao nosso país. Isso tudo somado aos outros problemas conjunturais que têm obrigado às empresas a se reinventarem e abrirem clareiras em busca de oportunidades.

E a saúde da sua empresa?

Assim como um vírus afeta mais às pessoas com baixa imunidade, a turbulência afeta mais às organizações padecendo de ineficiência interna. Um checkup nos ajuda a verificar nossa saúde e a agir preventivamente para não ficarmos vulneráveis. A propósito, a quanto tempo você não faz um checkup de sua organização? Mesmo que as receitas e a rentabilidade estejam boas, será que sua organização está mesmo bem preparada para as intempéries? Um Diagnóstico Organizacional é, sem dúvida, um grande aliado para não apenas assegurar a saúde da sua organização de forma abrangente como também identificar a capacidade de encarar novos desafios de crescimento.

E então, preparado para agendar seus exames?

Leticia Lago
Consultora



Voltar