RISC, Práticas em negócios

Sua área de TI é um custo ou um benefício?

2016-04-05 13:14:48

Ao longo dos anos, as empresas têm investido cada vez mais em Tecnologia de Informação como forma de melhorar o seu desempenho nas diversas áreas onde os trâmites manuais e, mesmo os realizados por inúmeros softwares criados domesticamente e sem integração, não conseguem resolver o emaranhado de transações que precisam ser realizadas no dia a dia.

Há dois aspectos a se considerar quando se faz esse investimento em softwares sofisticados: primeiro é o fato de que as empresas não exploram a totalidade dos recursos oferecidos e tendem a somente desenvolver as soluções para os problemas que são mais críticos. Nesse caso, paga-se por tudo, mas não se usa todas as funcionalidades do produto; o segundo diz respeito às revisões novas trazidas pelos fornecedores, que custam caríssimo e que tomam muito tempo para serem aplicadas, fazendo mais uma vez com que o aproveitamento do pacote seja muito abaixo do desejado, apesar de toda a sofisticação e de toda a atualização.

Esse custo de manutenção, subutilização e implantação de novas revisões é um dos custos mais altos das empresas. Porém, os benefícios nunca são medidos, pois se classificam na categoria dos intangíveis com várias medidas subjetivas.

Durante os períodos de necessidade de redução de custos nas empresas, como agora, a tendência é proteger esses orçamentos de TI, pois vende-se a imagem de que, sem eles, a empresa para. Em contrapartida, reduz-se significativamente o número de funcionários, abrindo-se mão de pessoas altamente experientes e treinadas, cuja influência na empresa seria muito mais positiva do que o contrato de manutenção convencional dos softwares com os fornecedores.

Existem soluções que podem evitar todos os problemas acima e, ainda, reduzir o custo de TI significativamente.

A RISC pode fazer essa avaliação para sua empresa e trazer a solução customizada e totalmente segura, reduzindo significativamente seu custo e otimizando a utilização do seu software. Baixe agora mesmo o nosso material TI Sob Medida e saiba mais!

Ricardo Chuahy
Consultor RISC



Voltar