RISC, Práticas em negócios

É hora de adequar urgentemente o estoque na sua empresa e ser competitivo no mercado

2016-07-04 18:06:18


O negócio na empresa para gerar um bom resultado precisa funcionar em perfeito equilíbrio, onde os fluxos de compra, processo e venda precisam estar em sintonia e com total integração, evitando assim que o seu precioso capital de giro fique parado e além disso, gerando custo de manutenção desnecessário, como no caso de alto nível de estoque.

No período de austeridade como estamos vivendo atualmente, os níveis de estoque nas empresas, ou estão excessivamente altos ou sem estoque. Ter estoque alto significa ficar com seu capital de giro parado, ou seja, seu dinheiro "congelado". E, ainda ter custos para sua manutenção e conservação. Em dinheiro ao invés de estoque, certamente estaria rendendo juros e dividendos investindo junto ao banco e ainda, com liquidez para novas oportunidades que podem gerar negócios rentáveis.

O que fazer e como achar uma solução para buscar ponto de equilíbrio ideal não é uma tarefa fácil. Porém, é um momento ideal e propício para buscar uma solução e até novas políticas de gestão de estoque, logística e armazenagem para processamento dos seus produtos.

Muitas organizações tem buscado auxílio em empresas de gestão de negócios para ajudar, alavancar e criar uma política de contingência para sair desse círculo vicioso. É importante trazer uma visão de profissionais de fora para dentro, porque gerir estoque não é simplesmente administrar a etapa de produtos acabados no armazém, mas também revisão geral de toda a cadeia de supply chain, processos produtivos e programação interna e externa de necessidade. Ou seja, uma reengenharia de gestão empresarial de uma organização, onde é preciso olhar com uma visão global para encontrar o equilíbrio funcional da organização. As cadeias de clientes, vendas, compras, planejamento, produção, logística, distribuição e qualidades, precisam estar em perfeita sintonia.

Exatamente para oferecer este trabalho de parceria empresarial na consultoria estratégica que a RISC Negócios, com sua equipe de profissionais experientes, vem dedicando e colocando às organizações dos nossos clientes para serem competitivas, enfrentar e continuar conquistando o mercado. Agende conosco uma visita.

Kimio Ishisaki

Consultor RISC



Voltar