RISC, Práticas em negócios

A indústria 4.0.
E eu com isso?

2016-07-11 17:24:55



USB 3.0, Android 6.0, Corvette 7.0 e por ai vai...

O mundo encanta a todos nós constantemente com a revolução e evolução crescentes da tecnologia a serviço do desenvolvimento e do progresso.

Com a indústria não tem sido diferente. Não faz muito tempo, conhecemos o ambiente industrial 1.0 que, movido a vapor, promoveu a mecanização das máquinas. De repente, nos deparamos com a disponibilização de energia elétrica de forma ampla, ajudando a desenvolver novos equipamentos e processos produtivos, criando o ambiente industrial 2.0. Este ambiente foi novamente aperfeiçoado, melhorado e repleto de inovações, através da viabilização da digitalização e do uso intensivo e crescente da tecnologia da informação, evoluindo assim para a versão 3.0, que agora dá lugar a nova versão 4.0, pela utilização de informatização levada a níveis revolucionários.

O termo indústria 4.0 foi introduzido e fomentado pela indústria alemã, que viu nessa discussão uma grande oportunidade para que seu país pudesse retomar posições de destaque mundial na evolução tecnológica na indústria manufatureira mundial. Essa nova onda inspirou outras nações do mundo a se valerem do mesmo incentivo para aprimorar os processos de manufatura, de modo a reduzir seus custos de desenvolvimento e produção.

Isso é resultado do uso crescente da interação máquina-máquina,  da virtualização que permite a simulação na introdução de novos produtos ou processos sem gastar desnecessariamente em reparos pós-introdução dos mesmos, da capacidade de capturar informações dos processos e produtos e usá-las em tempo real, conseguindo modularização das fábricas e preparando-as para disponibilização de serviços em níveis muito além dos conhecidos até pouco tempo atrás, criando uma verdadeira revolução na inteligência de manufatura.

O que você tem a ver com tudo isso? Muito! Só de pensar que cada um de nós atua como cliente e fornecedor nessa imensa cadeia produtiva global, quanto mais eficiente for a nossa participação nessas atividades, melhor será a nossa vida e poderemos contribuir mais e melhor com a comunidade onde atuamos.

Você pode contar sempre com a ajuda da RISC, para aumentar a eficiência da sua operação de manufatura, explorando mais os conceitos modernos de aumento de produtividade, qualidade, flexibilidade e automação para o crescimento do seu negócio. Fale conosco.

Lucio Nubile
Consultor



Voltar