RISC, Práticas em negócios

Clientes e os atrasos de pagamento

2016-07-20 13:29:21


O controle do fluxo de caixa é uma atividade normalmente atribuída a nossa área Financeira, visto ser uma função específica dessa área. No entanto, precisamos nos conscientizar que embora o controle financeiro da empresa seja uma função intrínseca do pessoal de Finanças, todos, ou pelo menos grande parte da organização, pode colaborar para melhores resultados.

Inúmeros são os motivos que levam a atrasos em um pagamento, desde um simples equívoco no preenchimento de uma nota fiscal, como a classificação equivocada de produto, até problemas reais de fluxo de caixa do nosso cliente.

O que fazer? Juntamente com a área Financeira, precisamos em primeiro lugar, estratificar cada atraso de pagamento e sublocar nas respectivas áreas, ou seja, atrasos devidos à logística, tratados por logística, e assim por diante. Não que isso vá reduzir o montante em um primeiro momento, mas vai permitir que cada área analise a fundo a procedência ou improcedência de uma Nota de Débito ou um atraso puro e simples.

Com um programa bem estruturado, poderemos reduzir enormemente esses valores e suprir a nossa área Financeira com uma valiosa ajuda para o resultado da nossa empresa.

Achou interessante? Então procure a RISC, nossa equipe de consultores vai ajudá-lo a implantar esse programa na sua empresa.

Gilson Vicentini
Consultor RISC



Voltar