RISC, Práticas em negócios

Ponto de Equilíbrio (PE) e Grau de Alavancagem Operacional (GAO)

2016-08-09 15:05:41


Nos últimos meses temos acompanhado notícias mostrando que, embora de uma maneira muito discreta, começam a ser dados sinais de uma melhora no setor econômico do país. Certa dose de otimismo começa a ser percebida e esse é um excelente sinal na busca da recuperação do crescimento do Brasil. Lamentavelmente, testemunhamos uma redução significativa na produção do setor industrial: a redução de um terço da capacidade produtiva mostra-se com um número “padrão” no setor.

Pois bem, dentro desse clima de “otimismo cauteloso”, precisamos iniciar nosso planejamento para a tão esperada retomada. É neste cenário que a RISC pode colaborar. A nossa proposta é uma avaliação da atual capacidade produtiva e potencial de recuperação, mas seguindo conceitos importantes como Ponto de Equilíbrio (PE) e Grau de Alavancagem Operacional (GAO). O Ponto de Equilíbrio é um indicador importante para ser administrado no sentido de adotar estratégias operacionais e mercadológicas, estabelecendo políticas de preços de mercado e de investimentos, que assegurem a retomada do crescimento de forma sustentável e segura.

Algumas questões relevantes neta estratégia:
• O que significa Ponto de Equilíbrio? Determina-se esse fator física ou financeiramente ou, ainda, ambos?
• Os custos fixos são importantes na determinação do GAO?
• Há relação entre o GAO e o risco econômico de uma empresa?
Esses e outros pontos relevantes serão de extrema importância para o planejamento da retomada de crescimento da sua empresa. Para informações adicionais, os consultores da RISC estão à inteira disposição. Venha conversar conosco em uma consulta sem compromisso.

Gilson A Vicentini
Consultor RISC



Voltar