RISC, Práticas em negócios

Você é um líder?

2016-08-12 12:55:21

Muitas pessoas em posição de comando, acreditam estar totalmente preparadas para a função, quando, na verdade, podem não estar. O fato de se acharem aptas, faz com que não se aprimorem.
A maior evidência disso é que, na maioria das empresas, um dos fatores de maior reclamação dos funcionários pesquisados é a insatisfação com a chefia. Muitas vezes isso não é tratado de forma adequada, nem pela empresa, nem pelos chefes. Isso porque as empresas promovem as pessoas e não as avaliam, nem as treinam, adequadamente, para as novas responsabilidades de comando.
Quem quer seguir alguém que não sabe para onde vai? Quem quer ouvir conselhos de alguém que é inseguro e não confiável? O desenvolvimento dos lideres deve ser continuo, uma vez que as mudanças nunca param. É extremamente necessário se aperfeiçoar, pois existem evidências de que, após treinados adequadamente, os líderes podem trazer melhoria significativa aos resultados do negócio.

Como contribuição, listo abaixo algumas dicas de práticas que um bom líder deveria ter, pois o líder é um modelo para os subordinados e para aqueles que o observam no dia a dia. Vamos lá:
• Tenha boa conduta, pois você é o modelo de comportamento;
• Tenha atitude positiva, pois você é o modelo de inspiração;
• Tenha direção, pois você e o modelo de integridade;
• Se planeje, pois você é o modelo de pensamento;
• Monitore, pois você é o modelo de persistência;
• Faça melhorias, pois você é o modelo do reforço.
• Conheça as fraquezas e forças da sua empresa, e, se necessário, use uma consultoria para identificar oportunidades de melhoria (baixe aqui nosso e-book para verificar se sua empresa precisa de ajuda profissional)
Claro que cada uma dessas dicas se desdobra em uma série de atitudes que você poderá conhecer melhor conversando conosco. Clique aqui e venha conversar com a RISC, ou preencha o formulário ao lado e baixe gratuitamente nosso material sobre Liderança!

Ricardo Chuahy
Consultor RISC Preencha o formulário e baixe gratuitamente nosso Guia de Bolso sobre Liderança! Seu nome: Seu e-mail: Empresa: Seu segmento de atuação: Seu cargo:



Voltar