RISC, Práticas em negócios

Fazer por conta própria ou utilizar um Consultor?

2015-05-26 15:10:33

Estava lendo um artigo no Valor Econômico dia desses, onde uma pesquisa indica que somente 6% dos brasileiros recorre a um Consultor Financeiro quando se trata de investir o seu próprio dinheiro.

É interessante que eu iniciei no ramo de Consultoria Empresarial este ano, após quase 40 anos de trabalho em empresas multinacionais, quando me utilizei de consultorias para as mais variadas atividades especificas, onde não possuíamos conhecimento interno, sempre com excelentes resultados.

Tenho visitado inúmeras empresas de pequeno e médio portes, identificando muita necessidade de conhecimento específico, cujos ganhos imediatos para seriam muito maiores do que os gastos para implementa-los.

Os dirigentes da maioria das empresas relutam em contratar esses conhecimentos específicos temporários alegando os mais diversos motivos: situação econômica do mercado, momento da empresa, necessidade de muitas aprovações e incapacidade de se vender essa necessidade internamente, dentre outras justificativas.

Quando me deparo com a estatística que indica que somente 6% de pessoas usa Consultoria para aplicar seu dinheiro, percebo que existe uma cultura de fazer por si mesmo e não usar orientação profissional. Afinal, nós não nos automedicamos, também com riscos de saúde. Acho que parte desse fenômeno, de tentar fazer por conta própria, é culpa de nós, consultores, que temos que entender a necessidade de nossos clientes e transmitir a eles credibilidade e segurança de que nosso trabalho será feito com resultados muito superiores aos que eles têm obtido, e que muitas vezes transformam empresas medíocres em bem sucedidas.

Convido todas as empresas que tenham um problemas a resolver, mas não tenham o recurso ou o conhecimento especifico, a buscar um consultor ou uma empresa de consultoria que tenha credibilidade, qualidade e conhecimento. Tenho certeza que não se arrependerão.

Ricardo Chuahy



Voltar