RISC, Práticas em negócios

Economia começa a dar sinais de retomada.
A sua empresa está preparada?

2016-09-27 14:47:57


Pela primeira vez desde 1948, quando o IBGE começou a medir o PIB do país, o Brasil terá 2 anos seguidos de PIB negativo. A queda da economia foi grande e por um período longo. As empresas sofreram muito e o desemprego está grande. Investimentos foram cortados e programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, bem como programas de melhoria de produtividade foram suspensos. O enxugamento excessivo das organizações, visando reduções de custos, causou uma descontinuidade nos processos de trabalho e uma dessincronização dos fluxos pela falta de recursos necessários ao andamento produtivo das atividades.

Os últimos comentários e dados que temos ouvido indicam um aumento de índices de confiança do consumidor e do investidor. A OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que estava mais pessimista que os dados oficiais brasileiros, indicando um PIB negativo de -4,3%, já indica uma projeção melhor para este ano de -3,3%. A inflação já demostra estar cedendo.

Essa melhoria de perspectivas acontece pelo fato de termos, hoje, uma equipe econômica reconhecidamente competente, que está endereçando os problemas de forma coerente e porque se acredita que as medidas para o ajuste fiscal serão aprovadas pelo congresso.

O mercado, então, começará a retomar mais lenta ou rapidamente, dependendo do segmento, e as empresas terão que estar preparadas para retomar, com lucratividade, e não de forma improdutiva e com altos custos. As estruturas organizacionais terão que estar sincronizadas para reagir dentro da expectativa dos clientes, os produtos e serviços terão que ser competitivos para que não percam participação aos que não deixaram de investir, as estratégias e modelos de negócio das empresas terão que estar adaptados ao novo ambiente de negócios. Enfim, o ritmo dos negócios retoma e será tão fácil ou difícil quanto o nível de preparação que a empresa apresente.

A RISC tem grande experiência em preparar empresas para uma excelência de desempenho em todos os seus aspectos e para facilitar sua retomada de forma mais rápida e lucrativa. Temos um programa customizado para cada situação. Seja proativo, prepare-se e volte na liderança. Venha falar conosco.

Ricardo Chuahy
Consultor RISC



Voltar