RISC, Práticas em negócios

Como administrar uma política de redução de custos na sua empresa?

2016-10-10 20:01:33


Uma empresa pode optar por implantar um programa de redução de custos de forma planejada ou compulsória. Reduzir custos de maneira planejada permite que a empresa consiga uma vantagem competitiva sustentável dentro do seu escopo de negócio, além de preparar a organização para eventuais crises que venham assolar o mercado.

Na verdade, a política de redução de custos sempre deveria ser feita de forma planejada e espontânea dentro de uma organização empresarial. Isso permite que a empresa esteja preparada, mantendo os seus negócios competitivos com a otimização da qualidade em todos os processos da empresa ao menor custo, para atender às expectativas dos clientes. Dentro da política de redução de custos planejada, toma-se como base estudar e avaliar o custo de forma global, compreendendo os seguintes aspectos: geográfico, estrutural, qualitativo, tributário, logístico, pessoal e de gestão, para compreender a relação que compõe custo, preço e receita no negócio da empresa.

A política de redução de custos compulsória, ao contrário da política planejada, é sempre uma ação não bem-vinda na empresa. Normalmente é motivada pela crise externa, a qual muitas vezes já está prejudicando a empresa, que se obriga a praticar atos que ainda não foram entendidos e concebidos como algo positivo à sua sobrevivência. Nesses casos, a relação custo, preço e receita não foi compreendida, e por essa razão algumas das decisões dessa alternativa sempre provocam efeito colateral ao processo, prejudicando partes vitais na geração de receitas e também na eficácia da redução de custo.

Infelizmente, no Brasil, ainda se mantém a cultura de decidir só na última hora. Por essa razão, prevalece na maioria da empresa a política de redução de custos compulsória e não planejada. Quando o mercado está recessivo, as empresas se desestruturam, não conseguindo uma retomada com recuperação rápida na economia e até ficando impossível a continuidade do negócio.

A sua empresa pode fazer um diagnóstico com a RISC para entender a melhor maneira de estabelecer uma política de redução de custo na sua organização e ter a vantagem competitiva sustentável dentro do seu negócio. Faça seu contato.

Kimio Ishisaki
Consultor RISC



Voltar