RISC, Práticas em negócios

O Desenvolvimento de Pessoal face às novas demandas e tecnologias.

2015-07-02 14:14:56

É de fundamental importância e urgência que as organizações, através das suas lideranças e de seus colaboradores, estejam preparadas e motivadas a enfrentarem as constantes e novas demandas tecnológicas frente a um mundo de negócios cada vez mais globalizado.

Com o surgimento de novas tecnologias na cadeia produtiva e nos processos de gerenciamento de uma organização, se faz necessário identificar e implementar ações complexas, sofisticadas e desafiadoras frente às necessidades e desejos dos clientes, que buscam produtos e serviços adequados, inovadores e com custos compatíveis com a nova realidade que terão pela frente. É ai que o capital humano é ‘’chamado’’ para que possa enfrentar esses novos desafios!

Todos nós teremos que estar atentos e abertos para enfrentar tais inovações e tecnologias que chegam até as organizações, identificando quais as ações e atividades a serem trabalhadas em caráter de urgência e, consequentemente, estabelecer metas e medidas de desempenho que permeiem todas as unidades de negócio da empresa e possam, rapidamente, proporcionar respostas claras e objetivas aos novos desafios que estão surgindo.

Precisaremos que os colaboradores, indistintamente, estejam comprometidos e totalmente envolvidos nesse processo de mudanças, através das suas lideranças, e que conheçam profundamente os negócios e objetivos das organizações. Ainda, que aceitem e entendam que a flexibilidade no desenvolvimento de pessoas é palavra chave para o sucesso dos negócios.

Com o forte apoio e suporte da liderança, as competências gerenciais e o desempenho de todos dentro de uma cultura organizacional de fluxos constantes, novas informações e métodos de trabalho, é esperado que o conhecimento estratégico e prático de cada um dos envolvidos seja alavancado e ampliado, permitindo assim que o desenvolvimento pessoal passe a ser percebido e absorvido mais rapidamente por todos.

É possível se dizer que colaboradores de alta performance geralmente apreciam os riscos e desafios inerentes que acompanham as inovações e, por isso mesmo, desejam assumir trabalhos desafiadores, excitantes e com maiores responsabilidades nas múltiplas tarefas a eles atribuídas, tendo a real possibilidade de confrontarem o seu próprio desempenho na função face às suas demandas de desenvolvimento pessoal ‘’versus’’ o seu plano de carreira profissional.

Por outro lado, as empresas, preocupadas em manterem o compromisso do aprendizado continuo e sempre atualizado de seus colaboradores, procuram, regularmente, renovar e organizar as pessoas em novas funções mais desafiadoras e estimulantes e, com isso, visam incentivar o desenvolvimento pessoal num ambiente de alto desempenho, fator primordial para o sucesso dos negócios.

Enfim, para que o desenvolvimento de pessoal ocorra com maior eficiência e assertividade, é necessário que exista um verdadeiro apoio dos lideres, em todos os sentidos, aos seus colaboradores, em especial aos que mais se destacam no desenvolvimento das suas tarefas e que tenham sido identificados como talentos e fortes potenciais de crescimento na empresa para que, assim, possam ser reconhecidos e recompensados em todos os seus aspectos empresariais devido ao seu rápido aprendizado, talento e vontade para evoluir profissionalmente para aceitar e trabalhar as mudanças que estiverem ocorrendo.

‘As organizações precisam acreditar que a sua força de trabalho, altamente motivada, dentro de um ambiente de alto desempenho, sejam consideradas as principais razões de uma empresa conseguir reter os seus talentos e progredir em ritmo muito mais rápido do que a dos seus concorrentes’.

Roberto Torres
Consultor RISC



Voltar