RISC, Práticas em negócios

BPM: Entenda como a gestão por processos pode ajudar sua empresa

2015-07-27 19:32:18

Este artigo não tem a pretensão de explicar como se implementa a cultura BPM ou mesmo esgotar o assunto sobre o que é BPM, devido à complexidade do tema e o volume de informações disponíveis sobre o assunto. Vamos aqui, basicamente, dar uma breve explanação do conceito de BPM e as vantagens de sua adoção pelas empresas.

O termo BPM - Business Process Management - ou Gerenciamento por Processos de Negócios, refere-se à disciplina utilizada para identificar, documentar, padronizar e melhorar os processos críticos de uma organização.

Logicamente, uma empresa é formada por centenas de processos, desde os processos macros, abrangendo vários departamentos, até os sub e micro processos, envolvendo apenas um conjunto de tarefas e atividades restritas a poucas funções. O escopo do BPM são justamente os poucos macro processos ligados diretamente à estratégia da empresa.

A análise criteriosa desses processos, através de técnicas de mapeamento, desenho e modelagem, permite um conhecimento minucioso e detalhado dos fluxos, criando processos altamente eficazes e com resultados imediatos nos indicadores financeiros.

A gestão por processos traz enormes benefícios às empresas, entre os quais destaco a eliminação de handoffs interdepartamentais, que são os famosos gargalos que acontecem quando as atividades passam de uma área funcional para outra. Nesse momento, os fluxos, sejam eles de informação ou de produtos, normalmente apresentam problemas de falta de informação e diferenças de prioridades entre as áreas. A eliminação desses gargalos gera um fluxo contínuo gerenciado por um time multifuncional, com indicadores e metas direcionadas para atingir a excelência funcional dos principais processos estratégicos, além de possibilitar o cascateamento da estratégia para todos os níveis da empresa.
O BPM não exclui nenhuma ferramenta tradicional de melhoria de processos, como o Six Sigma e o Lean Manufacturing. Na verdade, a modelagem, ou o desenho dos processos, que são premissas básicas do BPM, não são somente uma oportunidade de automação de processos via softwares, mas também uma oportunidade de geração de um banco de projetos de melhoria, que podem ser implementados através de ferramentas básicas de qualidade.

Na RISC temos profissionais altamente especializados que podem ajudá-lo a identificar e melhorar seus processos críticos, através da aplicação da ferramenta mais adequada, garantindo a eliminação de desperdícios e ganhos de produtividade para os processos administrativos e produtivos, gerando benefícios imediatos para sua empresa.

Consulte-nos e teremos prazer em demonstrar mais detalhadamente essa poderosa metodologia.

Airton Cardoso
Consultor



Voltar